sábado, 19 de junho de 2010

Carta de Despedida a Saramago

Imaginemos que nesta altura do "campeonato" seria possível enviar uma cartinha ao "ilustre" escritor português, essa seriam as minhas palavras de ilustre despedida:

______

Sr. Saramago,
Suponho que depois da sua morte (ontem), a esta hora já tenha chegado ao mundo do "além".
Acredite, os seus queridos fãs, ficaram muito tristes e muitos lamentaram a perda de um grande escritor como o senhor, um homem que ganhou o nobel da literatura não merecia morrer. Será que não merecia morrer mesmo?
Passemos a factos e admitamos que sua Exma. já estava um bocado avançado na idade, mais dia menos dia, a sua alma ganhava outro rumo que nao fosse ficar colada ao corpo material para sempre.
Deve pensar que com esta cartinha, eu estou a lamentar-me por uma grande perda, mas não se convença. Nunca irei lamentar-me por tal perda, veja que ainda nem acabei de ler o seu livro "O Memorial do Convento" e já fiz o exame nacional de português.
Queria apenas desejar-lhe boa sorte para esse outro lado da vida. Ontem á tarde estava a ver uma entrevista dada por si à RTP em 2005, e não gostei de muitas coisas ditas por si, mas acredito que a esta altura você deve estar bem arrependido das blasfêmeas proferidas pela sua língua.
"A Humanidade criou Deus e escravizou-se a Ele" Foi uma das frases ditas por si nessa entrevista, para um cristão católico como você e que andou na catequese, parece que não lhe fez efeito nenhum aos miolos, ah mas eu esqueci-me que você é comunista, e os comunistas dizem que Jesus foi o maior comunista, mas se foi o maior comunista deviam seguir os seus ensinamentos (algo contraditório da vossa parte não é?).
Espero que depois que se encontrar com os seus novos amiguinhos num lago de fogo bem quentinho, tenho a certeza que não terá frio, mas vai lembrar-se do dia em que escreveu na primeira página do seu livro "Caim", uma citação de Hebreus quem em baixo dizia: in O Livro dos Disparates.
Parece que vai precisar de voltar atrás no tempo e tratar o Livro dos Disparates (segundo você), de uma maneira mais cuidada...ah mas esqueça isso não é possível, o Livro dos Disparates afirma que o senhor não pode voltar cá, Ele dizia uns disparates bem verdadeiros sabia?
Acho que você agora não vai ouvir a voz de Deus, mas acho que uma voz menos agradável, segundo o que eu vi (dito por si), o senhor achava isso impossível, e se quer que lhe diga foi preciso morrer para descobrir que o "impossível" é possível. Não meteu as ideias enquanto vivo, pois agora tem que "grama-las" depois de morto.

(Tente) Divirta-se no inferno.
Miriam Fernandes

8 comentários:

  1. Caí por acaso nesse blogue e eis que me deparo com esta pérola da intolerância. É uma pena que em pleno século XXI ainda haja tanto preconceito na cabeça das pessoas. Ainda mal que há jovens assim.

    ResponderEliminar
  2. Não se trata de precoceito e muito menos de intolerância, muito mais intolerante foi o falecido referido no post acima.
    Um pena é que haja pessoas de mente fechada que não consegue ver a realidade dos factos sem os olhos espirituais, e continuam teimosas em afirmar que não há Deus

    ResponderEliminar
  3. Tal como o Fábio "caí" neste blog por acaso...
    De tolerante não tem nada, e se ama assim tanto Deus, devia saber que tolerância faz parte dos seus ensinamentos, para quem ama assim tanto Deus, devia ser mais ponderada no que escreve. Mas ao 18 anos é pedir muito que se consiga ver para além do óbvio. Desejar mal a alguém não faz parte dos ensinamentos de Deus, mas isso deve ter sido algo que lhe passou ao lado. Um mero conselho, certifique-se o que é o "livro dos disparates"

    ResponderEliminar
  4. Tu sabes a minha opinião em relação à ele, mas não posso deixar de concordar com o Fábio.
    Por mais que saibamos a verdade, devemos ter respeito por essas pessoas. Até porque, somente Deus tem direito de julgar e não sabemos o futuro, hoje estamos de pé (graças a Deus), mas o amanhã, só a Ele pertence.

    (Mateus 7:2 / I Coríntios 10:12)

    ResponderEliminar
  5. Provavelmente o texto mais ridículo e intolerante que já li na vida.

    ResponderEliminar
  6. Intolerante é alguém que não sabe respeitar a opinião de outrem, eu respeito a vossa opinião e refutei as opiniões do escritor com base nas minhas crenças. Se fui rude nas minhas palavras, peço imensa desculpa, mas também me sentia ridicularizada ao ouvi-Lo zombar do nome de Deus na televisão e nos meios de comunicação social.

    ResponderEliminar
  7. Viva Saramago, um dos maiores pensadores em Língua Portuguesa e, certamente, passível de críticas e incompreensões. Viva Saramago, que nunca foi uma unanimidade. Viva Saramago, que tanto nos deu material para refletir e fortalecer as nossas crenças, ainda que elas não correspondam aquilo que se tem por verdade. E Deus perdoe àqueles que se dão ao direito de julgarem os outros e condená-los ao inferno.

    ResponderEliminar
  8. Não condenei ninguém, isto é apenas uma suposição daquilo que poderá ter acontecido, caso o grande escritor não se tenha arrependido.
    Muito sinceramente, gostava que o seu arrependimento na hora da morte fosse verdadeiro e que de facto ele fosse salvo, não digo que seja impossivel, mas talvez muito pouco possivel que isso tenha acontecido.
    Podem chamar-me de intolerante, mas o escritor que voces tanto veneram disse coisas mais intolerantes que foram aceites por vós, assim como ele teve liberdade de expressão para ridicularizar os cristãos e maldizer o nome de Deus, eu também tenho liberdade de expressão para refuta-lo, não concordar com ele e dizer também coisas que os seus admiradores podem não gostar de ouvir.
    Se fico triste com a morte dele? Realmente fico, porque foi mais 1 que partiu (muito possivelmente) sem a esperança e a salvação de Jesus, no entanto não diz mais disparates.

    ResponderEliminar