domingo, 12 de abril de 2009

Feliz Páscoa!

É nesta quadra que muitos se reúnem, existem doces, alegria e festa. Muitos celebram os dias os quais se dá o nome de Páscoa,mas ainda assim não sabem o que esta quadra/palavra significa.
Páscoa, vem do hebraico: "Pessach", que significa "Passagem". Passagem do quê? Do Egipto para o caminho que os levaria à terra prometida, também a passagem de uma escravatura para uma liberdade.
A Páscoa foi instituída no seio do povo judeu, para lembrar o que passaram no Egipto, assim como o que o Deus de Israel fez para que eles fossem libertos.
A primeira Páscoa, deu-se ainda quando o povo judeu estava no Egipto, quando Deus disse que ia ferir o seio de cada família que não tivesse o sangue de um cordeiro ou de um cabrito de 1 ano sem mácula alguma, nas ombreiras das portas, matando o primogénito das mesmas. Nessa mesma noite, eles deveriam comer o mesmo cabrito ou cordeiro assado, cujo sangue foi requerido como sacrifício, com pães ázimos (sem levedura) e com ervas amargas. Esta festa depois de então passou a ser obrigatória e todos os anos teriam que celebra-la da mesma maneira, matar um cabrito ou cordeiro, tirar o sangue, assa-lo e come-lo com pães ázimos e ervas amargas.
Se ninguém sabia a origem desta festa, certamente estará a achar muito estranho, pois é nesta altura que se fala muito na cruz etc...
Sim, a Páscoa também teve a ver com Jesus. Deus fez coincidir estas festas todas com o sacrifício do Seu Filho.
Á semelhança da Páscoa israelita, Jesus tomou o lugar de cordeiro (que o tipificava), deu o Seu sangue por nós, para a nossa salvação, para que o nosso pecado fosse coberto. Ele era o Cordeiro sem mácula, sem defeito algum, que os israelitas tinham que procurar para sacrificar. Neste caso, já não precisamos de matar um animal, mas sim matar o nosso "eu", e rendermos-nos a Cristo.
Tudo apontava para Ele, o sangue, o cordeiro, o sacrifício, o altar, tudo!
Passados 3 dias depois da Páscoa, havia a festa das Primícias, uma das festas mais importantes de Israel. Nessa festa eram ofertados os primeiros frutos das colheitas e ceifas.
Passados 3 dias, Jesus ressuscitou. O Amado do Pai, levou as chaves da morte, que o inimigo possuía, e tomou-as para Si! Ele que estava morto, ao 3º dia retomou a Sua vida como estava escrito, como ditava a profecia.

Jesus, foi o único que poderia dar a Sua vida em favor de nós! Devemos-Lhe muito! Ele levou sobre Si as nossas dores, as nossas iniquidades, e é a Ele que devemos prestar toda a nossa atenção e adoração!
Louvado seja o Senhor.

Que assim seja.

2 comentários:

  1. graças a Jesus que venceu a morte uma vez para nuna mais morrer e para que um dia nos arrebate ou nos ressucite!

    Glórias o nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo!

    ResponderEliminar
  2. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; S. João 11:25


    Pascoa ( do hebraico Pessach); significa: Passagem.

    Na pascoa os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo - vitória sobre a morte !

    Que a alegria seja uma constante no sorriso da alma:)

    bjos

    Pj

    ResponderEliminar