quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

E que tal se falassemos de Miriam?

eheh, antes que comecem a "excomungar-me" por falar de mim própria (uma vez que o tema central deste blog é a vida cristã e discussões à luz da Biblia), a resposta é: não! Eu não vou falar da minha pessoa...
Vou sim falar de uma pessoa que tinha o mesmo nome que eu, a minha "Shará"(igual) biblica.
Agora questionam vocês: "Qual delas? Há 2 Miriam's na Biblia".
Pois... há 2 mas a que era descendente de Calebe, não ficou tão "célebre" e também nao existem mais referências a esta personagem. Adivinhem então... :)

Miriam: Hebraico, significa senhora. É desconhecida a sua origem real no entanto para alguns vem do egipcio "Myrim" ou "amada de Deus", enquanto outros pensam que deriva do hebraico "Mara". Mostram inclinações altruístas e , sobretudo, preocupam-se com o bem alheio. Próprio de pessoas que contribuem com seu estímulo e seu trabalho para o desenvolvimento de projetos inéditos e possíveis. Deu origem ao nome greco-latino de Maria.

A história de Miriam:
Como sabemos Miriam era irmã de Moisés e Arão, provavelmente era a mais velha dos 3 irmãos.
Quando era menina assistiu á morte de todos os meninos judeu no Egipto, mas sendo corajosa seguiu o paradeiro do seu irmaozinho Moisés até à casa da filha de faraó.
Mais tarde, pela graça de Deus foi-lhe dado o titulo de profetisa.

Uma mulher virtuosa
Talvez o segredo do sucesso desta jovem esteja em Provérbios 22:6 "Instrui o menino no caminho em que deve andar..." Os seus pais Anrão e Joquebede souberam instruí-la nos caminhos do Senhor Deus.

Sábia:
Miriam foi uma menina que mostrou coragem, foi fiel, temente, vigilante e acima de tudo sábia. Ela teve uma grande virtude também, uma mulher de iniciativa, e por conta disto, sempre se saiu bem em tudo o que iria fazer.

Vigilante:
I Tm 3:2 e Ap 3:2. Quando não pôde esconder por mais tempo o seu filho Moisés, Joquebede colocou-o num cesto de juncos e o lançou no rio. Miriam não se conformou com a situação, e prostou - se de longe para ver o que haveria de acontecer ao pequeno Moisés. Ela confiou no Deus dos seus pais, sabia que Ele faria alguma coisa em favor do irmãozinho.Ela foi sábia intervindo junto a princesa quando encontrou o menino: "Irei chamar uma ama das hebreias para que crie este menino para ti ?" E foi o que aconteceu. Devemos orar e pedir a Deus que ilumine nossos corações com palavras sábias. Há na Bíblia cerca de 246 vezes a palavra sabedoria. O próprio Salomão declara isto.Se ela também não fosse vigilante, não teria opinado sobre o destino de Moisés.

Iniciativa:
Miriam, nas diversas passagens da Bíblia teve iniciativa, e vemos isto claramente quando ela providenciou uma hebreia (a sua mãe) para tomar conta do bebé. Assim é devemos ser, não medir esforços para resolver uma causa, ter iniciativa nos vários aspectos de nossa vida, seja para ganhar almas, trabalhar na obra, ajudar nas economias da casa, defender os seus, etc...

Espírito voluntário:
Ela não mediu esforços para ajudar quem necessitava, como foi o caso do seu irmão quando era pequeno. Ela era cheia do espírito, mas isto não a impedia de viver uma vida normal, trabalhava, ajudava os seus, e o seu esforço teve a recompensa ao ver o vaso de bênçãos que seu irmão Moisés se tornou. Já de idade, frente ao mar, do lado as montanhas, atrás Faraó, Deus deu-lhes a vitória quando Moisés tocou nas águas e o mar se abriu. Quando temos a vigilância, a sabedoria e a iniciativa, colheremos os frutos da nossa perseverança como Miriam.

12 comentários:

  1. Ola´Miriam, continue firme no Senhor!
    Como está o nosso país? Espero que bem! Que Deus abencõe os seus estudos.

    Em Cristo,
    Lavrador

    ResponderEliminar
  2. Oi Mirian td bem?
    Eu tbm me chamo Mirian Fernandes e sou apaixonada por Jesus!!
    Legal te encontrar por aqui.
    Deus abençoe vc e continue te usando para escrever.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. oh! Minha querida irmã,adorei sua pesquiza e pretendo usa-la junto as irmãs.
    Quero fazer parte do seus emails.
    Obrigada por tudo,
    Diaconisa Glorinha

    ResponderEliminar
  4. A Paz so Senhor Jesus minha amada !
    gostei de saber que em meio a vida conhecemos
    irmãos que irão morar no Céu conosco!
    que Deus possa te abençoar a cada dia mais e mais se qiser me add no msn ai está o e-mail
    karen_morena.msv@hotmail.com !
    um grande beijo !fique na Paz de Cristo.

    ResponderEliminar
  5. oi mi ...tambem sou miriam;chilena de origem hispanico;pesquizo sobre miriam hebrea na biblia ...grata pelas informações .não sei se moraremos juntas no ceu ...ni sei se tem ceu...mas ...vc é muito gentil e desejo muita paz e amor ; bondade e bjo no seu coração.

    ResponderEliminar
  6. Miriam, fiquei encantado com a forma simples, porém eficiênte de falar das coisas de DEUS, continue escrevendo; hoje resolvi pesquisar no Google sobre Miriam e descobri que existem 3, sendo 02 relatadas na bíblia e Você que está dando continuidade no fantástico evangélio de Jesus.

    Não pare ... sua forma de escrever me fez bem neste dia.

    Luis - Saxofonista do Conjunto e Ministerio Voz da Verdade
    www.vozdaverdade.com.br

    ResponderEliminar
  7. Miriam, continue escrevendo muito; sua forma de escrever o evangelho de JESUS é simplesmente fantástica; hoje resolvi pesquisar sobre Miriam,e descobri que têm 3, sendo 2 relatadas na bíblia e Você dando continuidade ao evangelho...Lí sobre Miriam e a forma como rascunhou! me fez bem.

    Não pare.
    Luis - Saxofonista do Conjunto e Ministério Voz da Verdade
    www.vozdaverdade.com.br

    ResponderEliminar
  8. Mto boa sua pesquisa, mas poderia incluir tb que Miriam, além da inveja que teve por seu irmão ser o escolhido pra liderar, foi punida com lepra e não entrou na terra prometida.

    ResponderEliminar
  9. Olá marilin, espero que tenhas gostado do post e espero ter-te ajudado dentro do possivel.
    O céu existe e é real tanto como a Bíblia nos diz.
    Espero que um dia possas vir conhecer Jesus e que quando Ele voltar nos possamos encontrar no céu :)

    ResponderEliminar
  10. Após ler senti mim do dever de te parabenizar por esta linda pesquisa, rogo a Deus para que ele, continue a te usar.

    ResponderEliminar
  11. ola miriam tambem me chamo miriam,adorei te ouvir beijok!

    ResponderEliminar
  12. Oi Mirim continue publicando mais estudos biblicos, para nossa edificação. Deus abençoe

    ResponderEliminar