sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval, ou festa da carne?

Todos sabemos que o Carnaval está mesmo á nossa porta. Disfarces, "alegrias", muita farra, animações, etc... Todos reúnem-se para festejar algo que permite ver, usar e abusar. Máscaras, carros cheios de enfeites, corpos nus ou quase nus, que desfilam nas longas ruas das nossas cidades, milhares de pessoas que saem ás ruas ver o cortejo, o rei ou a rainha do Carnaval (não sei que lógica tem).
Perguntou eu agora, será que toda esta gente sabe onde e quando surgiu este festejo imundo?

Vamos por partes:

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. Era marcado pela expressão "adeus carne" ou "carne vale", etimologia que deu origem ao termo "Carne-val", ou Carnaval. No entanto o termo Carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias (Quaresma) nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.
A festa do Carnaval surgiu depois da implantação da Semana Santa, pela igreja Católica no século XI.

Terá o Carnaval nascido pelas mãos do catolicismo? Não!
Antes do Carnaval ser implantado na Europa e no resto do mundo, ele mesmo já existia!
A própria origem do Carnaval é obscura. É provável que as suas raízes sejam religiosas primitivas pagãs, que homenageavam o início do Ano Novo e o "ressurgimento da natureza", mas há quem diga também que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligada às famosas saturnálias, de carácter orgíaco (farra, desejos).
Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças já se reuniam no Verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demónios da má colheita, diz a História e a tradição. As origens do Carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis, em que também se pintavam e faziam danças. Mas numa outra divergência todos concordavam, as grandes festas como o Carnaval estão associadas a fenómenos astronómicos e a ciclos naturais. O Carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas, tal como na antiguidade!

Para quem não sabia de onde vinha esta festividade tão "engraçada" ficam aqui algumas das suas origens.
Agora, será que podemos juntar-nos à população quase toda e celebrar com eles esta festa?
Não! Agradaríamos nós o nosso Deus se andássemos aí a desfilar na ruas, cheios de tinta, mostrando sermos alguém que (não) somos?
Pensando bem, há 365 dias, e por que é que nesta altura toda a gente se junta para pôr uma máscara ou tira-la, mostrando ser aquilo que realmente é, ou queria ser?
Ao colocarmos uma máscara estamos tentar passar despercebidos, tentando mostrar que nesse dia somos alguém diferente, como será isso possível, se Deus é aquele que nos conhece melhor do que ninguém, mesmo com uma máscara Ele sabe quem somos, e o que pretendemos fazer, mas porque razão temos que ser diferentes só nesse dia porque temos uma máscara, ou simplesmente porque a tiramos? Não nos chamou Deus das trevas para a luz para sermos diferentes todos os dias? Não nos chamou Ele do mundo para que transmitamos o bom cheiro da Sua diferença todos os 365 do ano?
Porque tentam enganar as pessoas com uma simples fatiota?Devemos nós fazer isso?
Pensemos bem, quem é que é o grande enganador? Não será Satanás? Se ele é o grande enganador, pai da mentira, aquele que se faria passar por anjo de luz para enganar os escolhidos, por que é que nós teríamos de juntar a este tipo de festas?
Qual é o objectivo de esta gente que sai a desfilar ás ruas? Duma coisa, tenho a certeza, para adorar aqueles deuses todos da antiguidade não é, mas agora para razões carnais tenho totalmente a certeza!
Sedução, diversão, jogos sensuais, sexo, é a maior parte das coisas que se pretende nesta altura, resumindo, coisas que nos afastam do Senhor, em vez de nos unir mais a Ele. Coisas que vêm disfarçadas numa festa, mas que estão bem aparentes à vista!
Percebes agora o mau sentido do Carnaval? ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário